Empresas assinam carta aberta em apoio à comunidade LGBT

Instituições se uniram a ONGs em documento em defesa do respeito à diversidade nos ambientes de trabalho

Posted Monday, September 12th 2022
Empresas assinam carta aberta em apoio à comunidade LGBT

Mais de 90 empresas e organizações não governamentais aderiram à “Carta Aberta de apoio à Diversidade, ao Respeito e à inclusão de Pessoas LGBTQI+ nos ambientes de trabalho brasileiros”. O documento é uma iniciativa do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, o Instituto Mais Diversidade e a Out & Equal Workplace Advocates e foi lançado no dia 30 de agosto.

O texto afirma que as 92 instituições signatárias, que empregam mais de 435 mil pessoas no Brasil, assumem compromisso com a valorização, respeito e promoção da diversidade. A carta destaca os resultados positivos dos investimentos em políticas de inclusão em tópicos de recrutamento e retenção de pessoas, além dos resultados de negócios, abordagens com clientes e o próprio bem-estar dos colaboradores.

“À medida que a eleição de 2022 se aproxima, os valores que defendemos podem estar em jogo. Nossas ações serão testemunhadas pelo mundo inteiro, incluindo empresas que estão considerando investir ou fazer negócios no Brasil. Nesse sentido, acreditamos ser necessário que pessoas candidatas à eleição presidencial levem em conta a importância que os valores da diversidade, respeito e inclusão têm para nossas empresas e nosso país”, diz o documento.

O escritório TozziniFreire Advogados, líder nos rankings da Leaders League Brasil em áreas como Contencioso Trabalhista e Compliance, dentre outros, foi um dos apoiadores da iniciativa. De acordo com o sócio Vladimir Miranda Abreu, membro do Grupo ESG e coordenador do Grupo de Afinidade TFAffinity da banca, os valores defendidos na carta já são compartilhados cotidianamente na firma.

“Estamos em 2022 e o respeito aos direitos humanos relacionados à população LGBTQIA+ continua demandando atenção permanente no Brasil. A sociedade civil e o setor privado finalmente entenderam o seu papel na cobrança por este respeito dos nossos líderes políticos. E não podemos aceitar retrocessos. O TozziniFreire Advogados advoca há tempos pelos temas afeitos à inclusão, dentre os quais o da diversidade sexual, razão pela qual a adesão ao documento é uma evolução natural daquilo que verdadeiramente praticamos no nosso dia a dia”, disse à Leaders League Brasil.

Outra banca que aderiu ao manifesto foi o Machado Meyer Advogados, líder em áreas como Direito Público e Consultivo Trabalhista, dentre outras. Em nota, o Comitê de Diversidade do escritório informou que políticas de diversidade e inclusão são praticadas internamente há anos.

“Esse apoio é principalmente feito por meio de políticas internas, mas sabemos que não é apenas isso que gera uma maior diversidade no ambiente de trabalho”, diz a nota. “Como marca e como escritório de grande porte, assim como as demais signatárias da carta, o posicionamento externo sobre esse tipo de tema também é importante. Não apenas para reforçar externamente valores que são aplicados no ambiente interno, mas também para reforçar a importância e atenção que deve ser dada a esse tipo de tema”, completa.

 

Diversidade no mundo corporativo

O documento também foi assinado por instituições financeiras, consultorias e empresas de outras áreas. Como a Deloitte, líder de mercado em Auditoria, Transaction Services e outras áreas. A empresa declarou ter forte compromisso com temas de diversidade e inclusão.

“Para a completa erradicação da LGBTI+fobia é necessária uma ação conjunta e contínua das mais diversas esferas da nossa sociedade, incluindo as organizações. Ações intencionais e mensuráveis talvez devam ser principal caminho para construir a história que queremos contar. A Deloitte, maior organização de serviços profissionais do mundo, não poderia ficar de fora desse manifesto, uma vez que temos firme compromisso de fortalecer a cultura de diversidade, equidade e inclusão por meio de nossa Estratégia ALL IN, composta de 8 pilares, dentre eles o LGBTQIAP+. Esse compromisso está na agenda de nossa liderança, no Brasil e globalmente. Por isso, é importante sempre reafirmarmos o propósito. Somente através de iniciativas como essa podemos construir uma jornada para uma sociedade com mais respeito, mais justa e igualitária”, afirmou à Leaders League Brasil a sócia Ângela Castro, líder da estratégia de diversidade ALL IN da Deloitte.

O setor bancário foi representado, dentre outros, pelo Banco Inter. Em nota, a instituição financeira recomendada em Fundos Imobiliários reafirmou seu posicionamento institucional de respeito e promoção dos direitos humanos “como valor irrevogável, precioso e inegociável”, e disse que acredita na diversidade nos times e na promoção de um ambiente de trabalho onde as diferentes formas de preconceito sejam combatidas.

“Investir em diversidade significa contribuir para um mundo com mais oportunidades e melhor para todos e todas. Para que isso aconteça, criamos há aproximadamente 1 ano, o programa de Diversidade e Inclusão chamado Inter Diverso, pois entendemos que trabalhar com D&I é compreender que todas as pessoas são diferentes, maximizando o potencial de contribuição de cada uma e criando um ambiente que valoriza e as diferenças, para que as pessoas se sintam à vontade para ser quem são e sejam respeitadas”, diz o texto.

Também assinaram a carta empresas como Bem & Jerry’s, General Motors, American Airlines, Google, Bem & Jerry’s, Braskem, Localiza, Cogna Educação, Uber, FedEx e outros. O documento pode ser acessado na íntegra aqui.

 

Por: Danilo Motta